» »Unlabelled » Cúpula da Segurança Pública define novos investimentos para região de Montes Claros

Estão previstas implantação de câmeras de videomonitoramento, criação de Centro Socioeducativo e instalação de Centro de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional

A 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede em Montes Claros, no Norte de Minas, vai receber, nos próximos meses, investimentos para reforço das ações de Defesa Social. Estão previstas a implantação de câmeras de videomonitoramento, a criação de um Centro Socioeducativo para internação de adolescente em conflito com a lei em Janaúba e a instalação de um Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA), em Montes Claros.

A cadeia de Bocaiúva também deverá ser assumida pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) até o final do ano, liberando os policiais civis, hoje responsáveis pela guarda dos presos, para suas funções de polícia judiciária.

As deliberações foram acertadas, nesta terça-feira (11), durante reunião da Cúpula da Segurança Pública de Minas Gerais com lideranças policiais da região e representantes da Justiça, Ministério Público e Poder Executivo. A intenção destas reuniões no interior é fazer uma discussão in loco dos problemas enfrentados pela segurança nas Risps.

“Nós estivemos na cidade no ano passado e, após nossa visita, fizemos várias reuniões em Belo Horizonte com os comandos das polícias e instituições. Hoje, realizamos um balanço de tudo o que foi ajustado nesse período, com relação à melhoria das condições materiais e reposição do efetivo”, disse o secretário de Estado de Defesa social, Rômulo de Carvalho Ferraz. 

De acordo com o secretário, o foco das ações na Região Integrada será nos crimes contra o patrimônio. “Felizmente, em Montes Claros, há uma queda de cerca de 20% dos homicídios em relação ao ano passado. Nosso esforço agora é a diminuição dos crimes violentos contra o patrimônio, sobretudo os roubos”, salientou.

Para atender aos adolescentes autores de atos infracionais em Janaúba e região, a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) já identificou o terreno para implantação do centro socioeducativo na cidade. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões na construção e adaptação da unidade. A capacidade prevista é para 40 adolescentes.

Além do novo Centro Socioeducativo, a Suase já está avaliando o local para instalação do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional em Montes Claros. Para reforma e aquisição de equipamentos serão investidos cerca de 500 mil.

Sistema Prisional
Além da assunção da cadeia de Bocaiúva, o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade, destacou que o Presídio Regional de Montes Claros também será ampliado e terá sua capacidade aumentada em mais 200 vagas. O investimento estimado é de cerca de R$ 3 milhões. A obra será realizada com recursos de financiamentos externos. O projeto para ampliação da unidade será executado durante o primeiro semestre de 2013. A licitação para o início da obra será feita após a elaboração do projeto. 

Reforço
As polícias Militar e Civil também receberão investimentos que irão potencializar os trabalhos de prevenção, repressão e investigação na região. O chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Divino Pereira de Brito, informou que a 11ª RISP vai receber 114 novas viaturas, entre elas Bases Comunitárias Móveis, que irão atender principalmente as cidades de Montes Claros, Januária, Janaúba e Taiobeiras. Além dos novos veículos, a Região Integrada será contemplada com coletes, rádios e motos para patrulhamento. Ainda segundo o coronel Brito, será construído um estande de tiros em Montes Claros para o treinamento dos policiais. 

Para a Polícia Civil, o delegado geral Cylton Brandão da Matta disse que está previsto também entrega de novas viaturas e kits para o 11ª Departamento, a partir do segundo semestre deste ano. De acordo com delegado geral, Montes Claros vai receber 14 novos escrivães e Janaúba, mais sete. Ele lembrou ainda que a 11ª Região recebeu 18 delegados somente neste ano.

Olho Vivo
Um dos mais eficientes sistemas para inibir a criminalidade violenta será ampliado em Montes Claros e implantado na cidade de Janaúba. Cada cidade vai receber 16 novas câmeras de videomonitoramento no segundo semestre de 2013. Atualmente, Montes Claros conta com 36 equipamentos.  O objetivo é monitorar, 24 horas por dia, as áreas de alta incidência de roubos, aumentando a segurança da população.

Lei Seca
A Campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida, que em Belo Horizonte já apresentou 11% de redução de acidentes com vítimas, será expandida para Montes Claros no segundo semestre deste ano. Os equipamentos que serão utilizados nas operações já estão sendo adquiridos pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Para atuação das polícias na campanha está previsto um curso de capacitação que deverá ser realizado no início de agosto. A grade curricular do curso já esta sendo montada pela Subsecretaria de Integração da Seds.

Assessoria de Comunicação com Agencia Minas

Postador Unknown

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta