Jair Di Gregório é convidado
pelo prefeito Márcio Lacerda a trabalhar na Secretaria Municipal Adjunta de
Gestão Compartilhada, e será o representante estadual da Convenção Estadual de
Minas Gerais (COMADEMG) das Assembleias de Deus de MG no executivo da Capital
Mineira.
A Secretaria Municipal Adjunta
de Gestão Compartilhada é ligada à Secretaria de Governo da Prefeitura de BH, e
tem a missão de fazer com que governo e sociedade compartilhem conhecimento,
avaliem conjuntamente os resultados alcançados pelas políticas públicas e
avancem nos processos de planejamento participativo. Este é mais um passo para
consolidar a democracia, ampliar a participação cidadã e fortalecer os
instrumentos de controle social. Afinal, quem conhece Belo Horizonte tem muito
a contribuir para o seu desenvolvimento.
Ela tem o objetivo de agilizar,
organizar, ampliar e integrar todas essas atuais formas de participação na
gestão de BH, promovendo o aperfeiçoamento da Gestão Compartilhada. Trata-se de
uma maneira de ampliar o diálogo com a sociedade na hora de governar a cidade,
que cresce tão rapidamente. Assim, a Prefeitura incentiva a mobilização social,
promove a capacitação dos representantes das instâncias de participação, cria
novos espaços de diálogos, amplia a cooperação institucional e proporciona
maior transparência e acesso às informações das ações do governo. O
fortalecimento da Gestão Compartilhada traz resultados positivos para a cidade,
proporcionando maior abrangência e eficiência das políticas sociais e urbanas
em quatro áreas:
Sala de Situação
É um ambiente configurado na
forma física e virtual com finalidade de disponibilizar dados, informações e
conhecimentos estratégicos do Município, a fim de subsidiar a definição de
soluções, otimizar a tomada de decisões e a gestão pública. Tem a capacidade de
tornar acessíveis as informações sobre as ações da Administração Municipal de
forma integrada, constituindo-se, dessa forma, em um instrumento para a
democratização da informação em diversos níveis dos órgãos públicos e
sociedade. É de sua responsabilidade gerar e atualizar dados para o Portal
Gestão Compartilhada.
Acompanhamento de
Colegiados
A Gerência de Acompanhamento de
Colegiados realiza um trabalho de acompanhamento do funcionamento das
instâncias participativas de Belo Horizonte, sendo responsável pelo
desenvolvimento de uma ferramenta cujo objetivo é promover, de forma
sistematizada, a organização das informações internas dos Colegiados, tais como
os Conselhos de Políticas Públicas. O intuito é potencializar, ampliar e
incentivar a atuação integrada e intersetorial dos atores do poder público e da
sociedade civil que compõem essas instâncias, contribuindo para a transparência
e o fortalecimento de seu desempenho. Atua, ainda, na promoção da capacitação
desses atores, em articulação com as secretarias temáticas.
Relacionamento e Mobilização Social
A Mobilização Social é
responsável por ampliar e fortalecer as redes organizadas e promover espaços de
diálogo com a sociedade para aperfeiçoar a gestão compartilhada. Atua na
promoção de um processo permanente de sensibilização e formação da cidadania,
utilizando instrumentos de comunicação e informação, bem como de atividades
lúdicas e artísticas. Também identifica os processos participativos existentes
nas diferentes secretarias e órgãos, visando integrar, potencializar e dar
maior visibilidade a essas iniciativas. A proposta é fortalecer a cultura
de cidadania e planejamento, ampliando cada vez mais a participação do cidadão
na gestão municipal.
Aprimoramento do Orçamento Participativo
A Gerência de Planejamento do
Orçamento Participativo visa contribuir para desenvolver e aprimorar, em
conjunto com as secretarias afins, a metodologia e as diretrizes do OP
Regional, Habitação e Digital.
Assessoria de Comunicação
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