Ensinamentos de executivos cristãos são destaque no New York Times.
A Bíblia tem
influenciado a ética no mundo ocidental, isso inclui o mundo
empresarial. Afinal, nossa sociedade ainda baseia os seus fundamentos
morais da religião cristã. O certo e o errado estão claramente definidos
nas Escrituras.
Alguns bilionários são bem conhecidos, mas alguns
deles passam despercebidos da mídia pois não tem sua vida marcada por
escândalos financeiros ou sexuais. No último final de semana, o
conceituado jornal The New York Times dedicou uma longa matéria aos
bilionários executivos cristãos.
Steven K. Scott é um dos
fundadores da American Telecast Corporation. Ele atribui todo o seu
sucesso empresarial pessoal aos ensinamentos da Bíblia e chegou a
escrever vários livros sobre o assunto, incluindo “Jesus, o Homem Mais
Sábio que Já Existiu” e “Os Segredos Dos Homens Mais Ricos do Mundo”.
S.
Truitt Cathy, fundador da rede de lanchonetes Chic-Fill-A
constantemente dá a Deus crédito por seu sucesso incrível em um ramo de
negócios em que a competição é muito acirrada. Recentemente, ele
declarou publicamente ser contra o casamento gay e grupos LGBT lançaram
contra ele um amplo boicote. Na semana seguinte, os cristãos fizeram uma
campanha que o ajudou a bater o recorde de vendas em um único dia de
sua empresa.
A In-N-Out Burger também opera no ramo de fast-food.
Cada uma das embalagens de comida e copos da rede trazem um versículo. A
ideia foi de Rich Snyder, filho do fundador, que morreu em 1993. Eles
explica que o seu desejo era “expressar sua fé, sem precisar impô-la aos
clientes”.
Mary Kay Ash, fundadora da marca de cosméticos Mary
Kay, estampa em seu site pessoal a declaração: “A fé ajudou Mary Kay a
superar obstáculos e atingir o auge do sucesso. Ela sabia que as
Escrituras fornecem uma base sólida para o verdadeiro sucesso na vida”.
Steve
Green, é o fundador da Hobby Lobby, uma das maiores cadeias de lojas de
material de construção do mundo. Para ele, sua fé e valores afetam a
maneira como ele conduz os negócios. Afirma não mentir para os
fornecedores e funcionários, sempre buscando oferecer produtos a um
preço justo.
Desde o início, determinou que o salários inicial de
seus empregados devem ser 60% maior que o salário mínimo americano. A
rede fecha aos domingos e música gospel toca em suas lojas durante o
expediente. Recentemente, “comprou uma briga” com o presidente Obama por
causa da distribuição das “pílulas abortivas” propostas por planos de
saúde.
Menos ricos, mas nem por isso menos comprometidos, outros
homens e mulheres de negócio cristãos gostam de mostrar como a fé os
influencia.
Jin and Don Chang, donos das lojas de moda jovem
Forever 21 imprimem “João 3:16″, na parte de baixo de todas as suas
sacolas de compras. Se alguém perguntar o que significa, as funcionárias
são treinadas para explicar.
A empresa de Transportes Covenant
[Aliança], fundada em 1985 por David A. Parker, mostra em seus caminhões
o compromisso de seu dono. A começar pelo nome, que se refere às muitas
alianças feitas por Deus com os homens. Além disso, seu logotipo mostra
um rolo de pergaminho que lembra o material onde os primeiros textos
bíblicos foram escritos.
A empresa de alimentos Tyson Foods, foi
fundada pelo evangélico John W, Tyson e, de acordo com seu site,
pretende “honrar a Deus” em tudo que produz. Ele inicia o dia de
trabalho com um período de oração com os funcionários na sede da empresa
multinacional.
A Bíblia é base do sucesso
Philip J.
Clements, fundador do Center de Ética Empresarial Cristã, explica que
para muitos desses empresários, o início foi difícil, mas eles
permaneceram fieis. Alguns dedicaram tempo aos domingos envolvidos com
atividades de suas igrejas. Para eles, a Bíblia é uma espécie de “manual
de negócios”. Mas não é uma fórmula mágica, foi preciso muito trabalho
duro.
A maioria dessas empresas cujos donos se identificam como
cristãos são politica e socialmente conservadoras, o que lhes rende
muitas críticas no mercado de hoje. Elas tentam se manter longe dos
cartéis, comuns no meio empresarial. Também levam a sério o ensinamento
bíblico de pagar seus impostos.
Possivelmente, a fórmula para o sucesso deles seja resumida em alguns princípios bíblicos como:
- O sucesso exige esforço, portanto, não seja preguiçoso. (Provérbios 21:25-26)
- O dinheiro ganho de maneira desonesta não dura. (Provérbios 11:1; 13:11)
- Sua persistência e a qualidade dos seus produtos fazem a diferença (Provérbios 10:4)
- Ser generoso não irá lhe fazer ficar pobre (Provérbios 11:25)
- Não tente ficar rico rapidamente (Provérbios 21:05)
Assessoria de Comunicação com Agencias Christian Post, New York Times e Prime Gospel.
Nenhum comentário: