» » » Internet estaria afastando as pessoas da igreja, diz estudo

O aumento do acesso à internet estaria influenciando no aumento do número de pessoas que abandonam as igrejas, de acordo com pesquisa comandada pelo cientista Allen Downey, da universidade de engenharia da computação Olin College, em Massachusetts.

Nos últimos 24 anos, o número de pessoas sem filiação religiosa mais que dobrou nos Estados Unidos, passando de 8% para 18%, e na visão de Downey, a internet tem grande influência nessa mudança.

Downey afirma que a internet não é a única responsável, mas uma das principais influenciadoras para a formação do atual cenário. Na pesquisa, foram usados dados da Universidade de Chicago, que promove um estudo sociológico anual chamado General Social Survey (GSS).

O GSS é realizado desde 1972 com aferições sobre questões comportamentais e demográficas, sendo portanto, uma base bastante relevante de informações. No estudo de 2010, que serviu como base para a pesquisa de Downey, foram feitas perguntas como “Em que religião você foi criado?” e “Quanto tempo você passa online?”, e o relatório aponta que 25% dos entrevistados afirmaram ter se afastado da religião em que iniciou os estudos na faculdade.

A medição sobre o uso da internet passou a ser feita pelo GSS nos anos 1990. No levantamento de 2010, 53% dos entrevistados disse usar a rede mundial de computadores por aproximadamente duas horas semanais, enquanto 25% revelou ter usado a internet por mais de 7 horas por semana.

O cientista afirma que o aumento do tempo de uso da internet está diretamente ligado à redução das visitas aos templos, e que as estatísticas demonstram isso, pois a proporção de abandono à religião no período de aumento do acesso à internet foge aos padrões históricos, segundo informações do Technology Review.
“Para as pessoas que vivem em comunidades homogêneas, a Internet oferece oportunidades para se encontrar informações sobre pessoas de outras religiões (e sem religião), e de interagir com elas no nível pessoal”, defende Downey, que ressalta que nenhuma outra ferramenta social de comunicação impactou a religião de forma tão expressiva: “Nós temos controlado todas as tendências, desde mudanças na educação, status socioeconômico e mudanças do ambientes rural/ urbano. Nenhum deles causou tanta alteração antes”.

Postador Unknown

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta