» » » Alunos de escola municipal do bairro Tirol se mobilizam para usar água de forma racional

Alunos da Escola Municipal Helena Antipoff (Rua Antônio Eustáquio Piazza, 4.020, Tirol) realizam diversas atividades voltadas ao consumo consciente de água. No último mês os professores apresentaram um projeto sobre a conscientização e o consumo racional e a maneira correta de usar água sem desperdício. 

O trabalho de conscientização com os alunos começou no início do ano letivo, quando a Prefeitura de Belo Horizonte lançou o plano de contenção hídrica, que prevê a redução de 30% do consumo nos equipamentos municipais. A diretora Sandra Marcianita conta que, por meio do trabalho feito com as crianças, o aprendizado chega às famílias. “Adotamos o uso de garrafinhas de água para cada aluno. Agora todos são vigilantes constantes de torneiras abertas e de qualquer tipo de desperdício”, conta a diretora.
A escola trabalha o tema nos três turnos. Durante a manhã, com as crianças do segundo ciclo (9 a 12 anos), à tarde com o primeiro ciclo (6 a 8 anos) e, à noite, com alunos da Educação de Jovens e adultos (EJA).

Os alunos valorizam a água com exposição de pinturas, poemas, músicas e coreografias. As crianças fizeram também murais e desenhos. A professora de Artes, Elen Luísa, conta que eles entenderam muito bem o contexto atual. “Não é só agora que precisamos cuidar da água. Tem que ser para sempre, é o cuidado que devemos ter com o planeta. A água não é uma coisa que está escassa só em um lugar, é no mundo. As pessoas têm que começar a mudar este fator”, explica a professora.

A escola também desenvolveu outras ações em parceria com a Copasa, como visitas à estação de água em Ibirité e distribuição de revistas em quadrinhos sobre a água para as crianças.

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta