» » Restaurante Popular de BH comemora cinco anos

Com cardápio saudável, saboroso e diversificado a preços populares, o maior Restaurante Popular da América Latina foi inaugurado no Barreiro em maio de 2010. Para celebrar o quinto aniversário do Restaurante Popular do Barreiro, a equipe ofereceu cardápios especiais e programou apresentações de música e dança, além de diversas atividades informativas sobre nutrição.

A semana do aniversário, comemorada a partir do dia 11 de maio, contou com pratos especiais como pernil em cubos ao molho e polenta ao molho verde. Grupos e entidades parceiras do Restaurante fizeram questão de participar. Diversificada, a programação incluiu apresentação de Dança Sênior e do Coral Cantares, do Centro de Apoio Comunitário (CAC) Barreiro, distribuição de mudas de legumes e verduras, pelo Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), apresentação da pianista Wilza Magalhães e do Grupo de Dança da Escola Artística Dançarte, além de aferição da pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal, pelo Instituto Técnico Inovar.



Como uma família
A unidade do Barreiro já é parte da rotina dos moradores e visitantes da região. “Estudantes de todos os níveis de ensino, trabalhadores do comércio, donas de casa e aposentados circulam por aqui diariamente”, conta a gerente da unidade Edna Cupertino.

O atendimento não se resume ao nutricional, há também um envolvimento social e afetivo. Vínculos de proximidade e amizade são estabelecidos, sobretudo com os idosos.
Com pouca coordenação motora, um frequentador recebe atenção especial da equipe. “Ele tem dificuldade de cortar o alimento e levá-lo à boca, portanto, picamos a carne minuciosamente em pequenos pedaços e damos canudinho para facilitar a ingestão dos sucos”, conta a supervisora de atendimento, Silvania de Cássia. “Entre os frequentadores temos até uma senhora que vem diariamente da Pampulha para almoçar aqui na unidade. Quando ela não pode vir, nos avisa”, lembra.

O carinho pelos usuários chamou a atenção da professora de biologia, Silvana Cordeiro, frequentadora da unidade desde a inauguração. “Vi um dia que uma moradora de rua, envergonhada, procurou um lugar para sentar-se sozinha, mas uma funcionária aproximou-se e a convidou para comer junto aos demais. Achei uma atitude maravilhosa, um exemplo de igualdade”.

Entretenimento e informação
Palco de apresentações culturais e mostras de interesse coletivo, o Restaurante Popular do Barreiro não raro inclui espetáculos de teatro, música, dança, mostras e exposições, além de ações educativas e prestação de serviços, no seu já saboroso e diversificado cardápio.

Até o dia 3 de junho, o Restaurante recebe a exposição “Olhar Cultural – A Visão Popular Através da Fotografia Pinhole”. As 58 imagens com tema livre, foram feitas pelos participantes de uma oficina de fotografia, ministrada pelo jornalista Rúbio Grazziano, no Centro Cultural Lindéia Regina.

Em abril foi realizada a exposição “Faces coloridas da África”, trabalho desenvolvido pela arte educadora Rosana Elaine dos Santos, do Programa Arte da Saúde da Regional Norte. Inspirados na arte folclórica do tanzaniano Edward Said Tingatinga, as peças produzidas por crianças e adolescentes, representam o corpo, tendo como eixo, as relações étnico-raciais.

As exposições fazem parte do Circuito Cultural do Barreiro, que leva todo mês uma atração cultural diferente ao Restaurante Popular do Barreiro. O projeto tem como proposta expandir as ações da Fundação Municipal da Cultura para além dos centros culturais. A ação é feita em conjunto com os centros culturais Vila Santa Rita, Urucuia e Lindéia Regina, e visa a divulgar os trabalhos desenvolvidos nos centros e por artistas da região.

Também em abril, o “Special Gourmet” apresentou, aos frequentadores do Restaurante Popular, um menu especial. Frango de panela com farofa de abobrinha, prato preferido do médium Chico Xavier, foi servido no dia 08, como parte da programação do “Circuito Chico Xavier”. Uma promoção da Confraria Solidária, em parceria com o Circuito BroadUai.

O Restaurante
Além de servir aproximadamente 3.500 refeições por dia, no almoço e jantar, o Restaurante produz cerca de 1.500 refeições, encaminhadas para o Refeitório Popular da Câmara Municipal.

O Restaurante Popular do Barreiro funciona na av. Afonso Vaz de Melo, 1001, e fica aberto das 11h às 14hs para almoço a R$ 2,00, e das 17h30 às 19h30 para o jantar, ao preço popular de R$ 1,00.
 
Com informações PBH

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta