» » » Parques municipais de BH oferecem programação especial no Mês do Meio Ambiente

Junho é o mês do meio ambiente e os parques municipais irão oferecer durante todo o mês diferentes atividades que abordam temas como sustentabilidade, preservação e aproveitamento de materiais. O objetivo é convidar a população para uma reflexão sobre problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Confira a programação abaixo.
Segundo a presidente da Fundação de Parques Municipais, Karine Paiva Silva, a reflexão sobre a possibilidade de escassez dos recursos naturais precisa ser diária e celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente é importante porque oferece condições de desenvolver ações de conscientização e valorização. “Neste contexto, os parques municipais oferecem condições de desenvolver atividades de integração. Eles possuem espaços nos quais a natureza preservada traz equilíbrio, tranquilidade e oportunidade de práticas esportivas”, completou.

O Parque Roberto Burle Marx, o popular Parque das Águas, oferece até sexta, dia 12, várias atividades que fazem parte da Semana da Sustentabilidade, incluindo oficinas gratuitas de reaproveitamento de materiais. Garrafas pet, potes de sorvetes e retalhos se transformarão em objetos de decoração e utilidades para a casa. Hoje, por exemplo, será realizada a oficina de Técnica de Corte de Garrafas de Vidro, que ensina a transformar garrafas em copos e enfeites. Amanhã será ministrada a oficina Aquecedor Solar de Garrafa Pet, na quinta, dia 11, a oficina Puff de Garrafa Pet e, na sexta, dia 12, será a vez do Reaproveitamento de Pote de Sorvete.

O Parque Escola Jardim Belmonte receberá no sábado, dia 13, o evento “Deixem o Onça Beber Água Limpa – Nosso Parque: Que Parque Queremos?”, das 9h às 13h, com atividades culturais, tendas de informações e formação, oficinas, shows, caminhada e prática de esportes. Os participantes deverão levar uma garrafinha ou copo para beber água.

Caminhada pelo meio ambiente
Um cortejo diferente tomará conta de algumas ruas do Barreiro. A “Caminhada Consciente: Meio Ambiente para mim e Para Você”, na sexta, dia 19, irá reunir em blocos relacionados ao tema meio ambiente alunos de escolas e da Academia da Cidade do Parque Burle Marx, comunidade da Paróquia Cristo Redentor e parceiros. A concentração, às 9h, será no Poeint Barreiro e a caminhada segue até o Parque Roberto Burle Marx.

No dia 25, o Parque Municipal recebe a “Exposição de Plantas Medicinais”, com vasos e jardineiras de plantas cultivadas no viveiro do parque. Serão oferecidos folhetos informativos e o “chá do dia”, possibilitando ao público conhecer ervas aromáticas e medicinais da cultura popular.
Sala Interativa
Os parques Primeiro de Maio e Nossa Senhora da Piedade oferecem oficinas educativas até domingo, dia 14. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas com os monitores nos locais. Os participantes das atividades no Parque Primeiro de Maio terão a oportunidade de conhecer a Sala de Educação Ambiental, espaço no qual o visitante percebe a evolução da estrutura do parque em 11 espaços temáticos e independentes.

Programação das atividades
• Parque Roberto Burle Marx (Avenida Ximango, 809, bairro Flávio Marques Lisboa)
- Terça, dia 9, às 9h- Oficina - Técnica de corte de garrafas de vidro.
- Quarta, dia 10, às 14h – Oficina - Aquecedor solar de garrafa pet.
- Quinta, dia 11, às 9h – Oficina - Puff de garrafa pet.
- Sexta, dia 12, às 14h30 – Oficina Reaproveitamento de pote de sorvete.
Inscrições e informações: (31) 3277-5968/ 3277-9130
• Parque Primeiro de Maio (Rua Joana D’Arc, 190, bairro Primeiro de Maio)
- Oficinas de Educação Ambiental – Até domingo, dia 14. Informações pelo telefone 3277-6649
• Parque Nossa Senhora da Piedade (Rua Rubens de Souza Pimentel, 750, bairro Araão Reis)
- Oficinas de Educação Ambiental – Até domingo, dia 14. Informações pelo telefone 3277-6649
• Parque Escola Jardim Belmonte (Rua Jornalista Abrahão Sadi, 380, Jardim Belmonte)
- 7º Deixem o Onça Beber Água Limpa – Nosso Parque: que parque queremos? – Sábado, dia 13, das 9h às 13h.
• Caminhada Consciente - meio ambiente para mim e para você
– Concentração no Poeint Barreiro (Praça Modestino Sales Barbosa s/nº, no Bairro Flávio Marques Lisboa), na sexta, dia 19, das 9h30 às 10h30. Cortejo até o Parque Burle Marx.
• Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1.377, Centro)
- Exposição de Plantas Medicinais – Quinta, dia 25

PBH

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta