» » » Adote o Verde - Praça adotada na Serra se transforma em palco para manifestação cultural

Adotada há cerca de três anos, a Praça Lia Salgado, localizada na confluência das ruas Estevão Pinto e Araçuaí, no bairro Serra, região Centro-Sul, além de ter se tornado um espaço de convivência agradável para a população local, caminha para ser palco de manifestações artísticas e culturais. A Padaria 11 de 11, parceira do programa Adote o Verde, apoiou recentemente a apresentação do Coral da Marilu em uma tarde de domingo e já pensa em novas ações do tipo. A proposta é utilizar ainda melhor o espaço que está bem cuidado e proporcionar momentos aprazíveis para a comunidade.
 
Em meio ao verde e às flores, as vozes do Coral Marilu deram um tom diferente à Praça Lia Salgado, no último dia 5, chamando a atenção dos moradores do entorno. Para melhor acomodação do público, a adotante Vera Lúcia e Silva, que já cuida do cenário, disponibilizou as cadeiras. O resultado positivo até desperta o interesse em realizar novas ações desse tipo. “Gosto de plantas e flores que nos alegram. E estamos pensando em promover as ações culturais”, anuncia. Ela adianta que a próxima atração deve ser uma apresentação de chorinho na praça, e em breve.

Quem também ficou satisfeita foi a maestrina do Coral da Marilu, Valéria Braga, destacando na experiência de se apresentar na Lia Salgado a boa receptividade dos moradores. “Para o nosso coral foi ótimo. Muito alto astral com as pessoas saindo de casa para assistir à apresentação. Eram crianças juntamente com idosos. Esperamos estender essas apresentações para outras praças”, observa. Segundo ela, o grupo é independente e conta com 25 pessoas que contribuem com a caixinha para a sua manutenção.

A coordenadora Adote o Verde na Regional Centro-Sul, Selma Terra, prestigiou o evento e destaca o sucesso das parcerias do programa. “Vejo com muita satisfação o resultado positivo do trabalho conjunto dos vários órgãos da Prefeitura envolvidos no processo e dos parceiros do Adote o Verde na transformação das áreas verdes públicas, despertando o olhar e conscientizando, aos poucos, os cidadãos de que o espaço público é patrimônio nosso. Somente unindo força e vontade de todos é que teremos uma cidade bem tratada e agradável, com ambientes alegres para a rotina de todos nós”, ressalta.
A Praça Lia Salgado, antes da adoção, estava sofrendo ações de vandalismo. Então Vera Lúcia, proprietária da Padaria 11 de 11, resolveu ser parceira na manutenção do local e a Regional Centro-Sul providenciou as melhorias. As equipes das gerências de Manutenção (Germa-CS) e de Jardins e Áreas Verdes (Gerjav-CS) cuidaram das podas de árvores e do plantio de mudas para recomposição dos canteiros, consertaram o piso e pintaram bancos, lixeiras e o cordão de concreto no entorno do jardim. Desde então, o espaço se conserva mais alegre e com vida para o bom uso da população.

Adote o Verde
Qualquer pessoa física ou jurídica pode firmar parceria com a Prefeitura no Adote o Verde. Os convênios são simples e, basicamente, delimitam as responsabilidades do adotante e do município. A Centro-Sul tem cerca de 140 áreas adotadas e uma centena ainda disponível para adoção, entre praças, canteiros centrais de avenidas e jardins públicos. Para ser parceiro, basta que o interessado procure a Regional ou podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone 3277-8789. O portal da Prefeitura www.pbh.gov.br/adoteoverde tem outras informações sobre a iniciativa.
 

PBH

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta