» » » Parque Municipal oferece opções de trilhas ecológicas


O Parque Municipal (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro), além de ser ideal para o descanso e lazer, também oferece atividades destinadas à educação ambiental, como as trilhas ecológicas. Segundo a presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM), Karine Paiva, as atividades oferecidas possibilitam que o público possa vivenciar, de forma prática, toda a diversidade natural do parque. “Isso contribui para que seja despertado um olhar mais atento e cuidadoso para os parques municipais”, comentou.

Em junho, o parque recebeu várias turmas da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Delfim Neto, que participaram da Trilha do Birosca,. O nome da trilha remete ao livro “Birosca Quer Fugir de Casa”, da pedagoga Edna Souza. A fábula apresenta um peixe, Birosca, que vive no Parque Municipal, mas com a poluição nos lagos, pensa em fugir de casa. Mas, ao invés de fazer isso, o peixinho decide se juntar a outros amigos para conscientizar as pessoas sobre questões ambientais. “O objetivo é passar, de forma lúdica, uma lição de educação ambiental às crianças, para que conheçam os importantes espaços que precisam ser preservados”, disse Edna.

Durante a trilha, os alunos conhecerem espécies típicas da mata atlântica e durante todo o trajeto, a monitora Larissa Silva apresentou curiosidades sobre vários locais. Para finalizar, os alunos foram convidados a “montar” o Birosca, fazendo a colagem dos olhos, boca e escama em um origami com formato de peixe.
 
Opções de trilhas no Parque Municipal
Além da trilha do Birosca, que é destinada a crianças até 10 anos, o Parque Municipal oferece outras atividades para todos os públicos :


• Trilha histórico-ambiental: Caminhada pelas alamedas, com paradas em pontos históricos. A proposta é estimular a percepção ambiental por meio da observação da fauna e da flora e informar dados históricos do local. Atividade para todas as idades.

• Trilha Jardim das Borboletas: O objetivo é discutir aspectos ecológicos das relações entre insetos, plantas e o meio ambiente. Faz parte da trilha uma visita a uma exposição de borboletas. O passeio é finalizado em um lago do parque, onde é enfatizada a importância da água. A atividade pode ser feita por crianças, a partir de 5 anos, e adultos.


• Trilha histórico-ambiental + Oficina de Educação Ambiental: Formada pela associação da trilha com uma das oficinas de educação ambiental. A faixa etária dependerá da oficina que será realizada. O parque oferece três tipos de oficinas: reciclagem de papel, reutilização de materiais e conscientização (plantio de mudas medicinais ou ornamentais e jogos ecológicos). Para crianças e jovens maiores de 10 anos

O agendamento para realizar as atividades pode ser feito pessoalmente no parque, pelo telefone 3277-4161 ou pelo e-mail educa.ambiental@pbh.gov.br .

PBH

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta