» » » UPA Nordeste tem novo endereço e melhores instalações

A prefeitura de BH buscando alternativas que melhorem as condições de atendimento da população nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), transferiu a UPA Nordeste de endereço. Desde a última semana a unidade está funcionando na Rua Joaquim Gouveia, 560, no bairro São Paulo, no mesmo prédio do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA). Antes, a UPA funcionava no bairro Concórdia.
No novo endereço, as instalações são mais amplas, arejadas, com boa área física e oferecem mais espaço e conforto para os cerca de 250 usuários que buscam atendimento diariamente na unidade de saúde, além dos 210 profissionais que trabalham nesta UPA. A mudança de local levou em conta sugestão feita pelos membros do Conselho Distrital de Saúde da Regional Nordeste.

Para o atendimento à população, a unidade conta com equipe diurna de quatro clínicos gerais, dois pediatras e um cirurgião. A equipe da noite ganha mais um clínico geral e passa a ter o mesmo número de profissionais da equipe diurna. As duas equipes contam ainda com enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

A UPA Nordeste está funcionando em áreas que estavam disponíveis no Hospital Nossa Senhora Aparecida. Além do compartilhamento de estruturas já existentes no hospital, a mudança possibilita a racionalização de custos, pois o prédio pertence à Prefeitura de Belo Horizonte. “Por contar com o apoio e a estrutura do hospital, a UPA agora tem a retaguarda de um complexo hospitalar”, ressalta a médica Paula Martins, membro do Colegiado Gestor de Urgência e Emergência da SMSA. Ela acrescenta que a unidade passa a oferecer mais um leito na sala de emergência – são quatro leitos agora. No total, são 20 leitos adultos e 10 pediátricos.

Aprovação
Consultórios e quartos com pintura nova, boa iluminação, farmácia maior e mais organizada e sala de urgência com banheiro dentro do quarto para uso dos pacientes são algumas das mudanças que já agradam os usuários. Uma delas é a dona de casa Neide Cardoso de Jesus, de 59 anos, moradora do bairro Goiânia. Internada no dia 5 no prédio da Concórdia, na segunda-feira ela já se recuperava no novo endereço. Ocupando um dos cinco leitos do quarto, ela elogiou a mudança. “Aqui é bem melhor. É bem arejado, bate sol e agora temos um banheiro dentro do quarto e não precisamos sair para usar em outro espaço da UPA”, disse a paciente.

Para oferecer mais conforto aos pacientes, agora o atendimento pediátrico é feito no segundo andar da unidade, onde estão os consultórios e os leitos. Para a gerente da UPA, a enfermeira Rejane Maria Machado, as melhorias na estrutura física da unidade vão se refletir no atendimento ao usuário. “Melhora a estrutura física e automaticamente a assistência ao usuário, pois teremos condições de aumentar a oferta”, comentou.

PBH

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta