» » » Parque Ecológico da Pampulha celebra a Semana Nacional da Educação Infantil


A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte participa no período de 25 a 28 de agosto da Semana Nacional da Educação Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Por meio de atividades educativas, que serão realizadas no Parque Ecológico da Pampulha, as crianças serão incentivadas a interagirem com o ambiente natural ao seu redor e sensibilizadas sobre a importância de conhecer e respeitar pessoas, animais e plantas.

Com a oficina “Hortalândia”, será estimulado nas crianças o plantio de hortaliças usando materiais recicláveis (pneus, caixotes, garrafas pet e embalagens longa vida) e mostrado os cuidados que se deve ter com essa nova vida, levando a criança a compreender a importância das plantas. As hortaliças escolhidas foram cebolinhas e serão plantadas em garrafas pet.

Já a atividade “Eu Observador” terá três momentos: teatro de fantoches; circuito sensitivo com quatro estações (percepção tátil, olfativa, espacial e visual) e coleta de material do gramado que mais lhe chamar atenção como lembrança da visita. Essa atividade busca estimular de forma sensitiva e lúdica a observação e atenção das crianças para com o ambiente que as rodeia, levando-as a interagir com ele, fazendo com que percebam diferenças e construam um aprendizado próprio.

Essas duas ações são baseadas na missão da FZB-BH de “contribuir para a conservação da natureza, realizando ações de educação, pesquisa e lazer que sensibilizem as pessoas, estimulando nelas o respeito à vida” e aliam momentos de descontração à possibilidade de conhecimento sobre o meio ambiente.

Parque Ecológico
O Parque Ecológico da Pampulha possui 300 mil metros de área verde, divididos em espaços planejados para o lazer e para a proteção da flora e da fauna locais, sendo alguns abertos ao público, como a esplanada, o bosque, o centro administrativo e de apoio, e outros de acesso restrito, como as áreas silvestres e as de proteção ambiental.

O centro administrativo e de apoio conta com auditório, lanchonete e sanitários públicos. No espaço do bosque estão disponíveis equipamentos de ginástica, brinquedos de madeira e pista para caminhada e para pedalar. Há ainda um espaço no Parque reservado para a prática do Slackline, chamado de SlackParque, o espaço é aberto para quem gosta do esporte.

Dentro da área verde também se encontra o Memorial Minas-Japão. Inaugurado em 2009 como homenagem ao centenário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, foi projetado para ligar metaforicamente o Japão a Minas e celebrar a amizade entre os dois povos.

O Parque também oferece atividades educativas contínuas, como as visitas orientadas (roteiros Água, Kids, Biomas, Horta em Espaços Alternativos e Memorial Minas-Japão), que ocorrem de terça a sexta-feira, e devem ser previamente agendadas no portal da PBH.

Semana Nacional da Educação Infantil
A celebração da Semana Nacional da Educação Infantil ocorre na semana do dia 25 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem ao nascimento de Zilda Arns, sanitarista e médica pediatra brasileira que fundou e coordenou a Pastoral da Criança, falecida no terremoto ocorrido na cidade de Porto Príncipe, Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010.

Instituída pela Lei 12.602/12, seu objetivo é incentivar a discussão sobre a situação do ensino infantil, referente à creche e à pré-escola, chamando a atenção de toda sociedade para a importância da educação básica de modo a valorizá-la, dar reconhecimento, conscientizar e estimular propostas de ações de melhorias na área.

Este ano a Semana terá várias atividades voltadas à temática Diversidade Étnico Racial, reforçando a data 26/08: o dia D - Dengos e Cafunés, marcando a década dos afrodescendentes e a temporada do Festival de Arte Negra.

Serviço:
De 3ª a 5ª feira (grupos agendados, agendamento prévio pelo portal da PBH)
De 6ª a domingo (público em geral)
O horário de abertura do Parque é às 8h30, mas seu fechamento ocorre em diferentes horários, de acordo com a época do ano:
• nos meses de Maio a Julho, fecha às 17h30
• de Outubro a Fevereiro, às 19h
• Março, Abril, Agosto e Setembro, às 18h.
Endereços:
Portaria I (Marco Zero) - Avenida Otacílio Negrão de Lima, número 6061
Portaria II (Toca da Raposa) - Avenida Otacílio Negrão de Lima, número 7111

PBH

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta