Cerca de 68 milhões de brasileiros acessam a internet pelo smartphone e,
para adequar a Prefeitura de Belo Horizonte a esta realidade e ampliar
os serviços prestados ao cidadão, permitindo que ele ajude a melhorar a
cidade cada vez mais, a Prodabel, em parceria com a Secretaria Municipal
Adjunta de Modernização (SMAM), desenvolveu um novo canal de
atendimento não presencial. Com o aplicativo BH Resolve Mobile,
desenvolvido para smartphones com sistemas Android e IOS, o cidadão pode
solicitar serviços para tapar buracos em ruas e calçadas, denunciar
lotes vagos sujos, entulho e bota-fora depositados em áreas públicas e
também registrar demandas de serviços da PBH. E o mais importante: todas
as solicitações podem ser encaminhadas com fotos e localização
geográfica.
O projeto, desenvolvido pela Superintendência do Geoprocessamento Corporativo e pela Gerência de Sustentação de Sistema de Governo, da Prodabel, está integrado ao Sistema de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Belo Horizonte (SACWEB). Segundo o gerente de Desenvolvimento de Geotecnologias, Cristóferson Bueno, após a captação do serviço por meio do aplicativo BH Resolve Mobile, a solicitação é encaminhada para o sistema SACWEB. “É gerado um número de protocolo para que o cidadão possa acompanhar o andamento da solicitação pelo celular e também pela Central de Atendimento Telefônico 156 ou no BH Resolve”, explicou. O aplicativo foi homologado em agosto deste ano e deverá ser disponibilizado até novembro.
Essa solução inovadora aperfeiçoa as tarefas de captação de solicitação de serviços e de acompanhamento da prestação de serviços públicos municipais. De acordo com o gerente de Projetos e Ações de Atendimento ao Cidadão, da SMAM, Fernando de Pádua, o SACWEB disponibiliza aos cidadãos 184 serviços. Desses, dez correspondem a 60% da demanda da população. “Em média, temos 200 mil solicitações no ano. Fizemos uma análise dos serviços que recebem mais demandas e disponibilizamos cinco deles no BH Resolve Mobile. O usuário que baixar o aplicativo no celular poderá registrar demandas de serviços para a Prefeitura e até fotografar irregularidades”, informou. Nessa primeira versão, o canal irá permitir a captação desses cinco serviços. Buracos em ruas e calçadas, entulhos e bota-fora depositados em área pública, controle de roedores, corte e poda de árvores e lotes vagos sujos ou sem capina são algumas das opções disponíveis.
Segundo a secretária municipal Adjunta de Modernização, Lídia Maria de Carvalho Otoni Vasconcellos, a disponibilização do aplicativo faz parte do projeto sustentador Desburocratização e Melhoria do Atendimento ao Cidadão, que tem como objetivo instituir um novo canal de relacionamento da Prefeitura com o cidadão. “Ele visa, principalmente, trazer mais comodidade e agilidade nos contatos entre a população e a administração pública”, disse.
O projeto, desenvolvido pela Superintendência do Geoprocessamento Corporativo e pela Gerência de Sustentação de Sistema de Governo, da Prodabel, está integrado ao Sistema de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Belo Horizonte (SACWEB). Segundo o gerente de Desenvolvimento de Geotecnologias, Cristóferson Bueno, após a captação do serviço por meio do aplicativo BH Resolve Mobile, a solicitação é encaminhada para o sistema SACWEB. “É gerado um número de protocolo para que o cidadão possa acompanhar o andamento da solicitação pelo celular e também pela Central de Atendimento Telefônico 156 ou no BH Resolve”, explicou. O aplicativo foi homologado em agosto deste ano e deverá ser disponibilizado até novembro.
Essa solução inovadora aperfeiçoa as tarefas de captação de solicitação de serviços e de acompanhamento da prestação de serviços públicos municipais. De acordo com o gerente de Projetos e Ações de Atendimento ao Cidadão, da SMAM, Fernando de Pádua, o SACWEB disponibiliza aos cidadãos 184 serviços. Desses, dez correspondem a 60% da demanda da população. “Em média, temos 200 mil solicitações no ano. Fizemos uma análise dos serviços que recebem mais demandas e disponibilizamos cinco deles no BH Resolve Mobile. O usuário que baixar o aplicativo no celular poderá registrar demandas de serviços para a Prefeitura e até fotografar irregularidades”, informou. Nessa primeira versão, o canal irá permitir a captação desses cinco serviços. Buracos em ruas e calçadas, entulhos e bota-fora depositados em área pública, controle de roedores, corte e poda de árvores e lotes vagos sujos ou sem capina são algumas das opções disponíveis.
Segundo a secretária municipal Adjunta de Modernização, Lídia Maria de Carvalho Otoni Vasconcellos, a disponibilização do aplicativo faz parte do projeto sustentador Desburocratização e Melhoria do Atendimento ao Cidadão, que tem como objetivo instituir um novo canal de relacionamento da Prefeitura com o cidadão. “Ele visa, principalmente, trazer mais comodidade e agilidade nos contatos entre a população e a administração pública”, disse.
PBH
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