» » » Férias nos parques de BH promove atividades de lazer para toda a família

Começou nesta segunda-feira, dia 18,  a nova edição do programa Férias nos Parques. 


Cinco parques municipais de Belo Horizonte vão oferecer até o dia 31 deste mês diferentes atividades culturais, de recreação e educação ambiental para as famílias belo-horizontinas e visitantes que quiserem aproveitar as últimas semanas de férias nas áreas verdes da capital. A programação, que é gratuita, conta com rua de lazer, apresentações circenses e de bandas, brincadeiras, oficinas ambientais e atividades esportivas de slackline e skate. O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação de Parques Municipais (FPM) e das secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e Saúde.
 
Ao longo desses dias de atividade, que serão realizadas nos parques das Mangabeiras, Municipal, Nossa Senhora da Piedade, Lagoa do Nado e Roberto Burle Marx (Parque das Águas), são esperadas cerca de 10 mil pessoas. As atividades propostas convidam não só os pequenos e adolescentes, mas todos os membros da família. “Contamos com várias áreas verdes na capital e queremos convidar a população a ocupar esses espaços. Além das atividades oferecidas, os parques contam com outros equipamentos que podem ser utilizados por pessoas de diferentes idades”, disse Karine Paiva, presidente da FPM.

A programação completa pode ser conferida no site da PBH (www.pbh.gov.br/parques).

Entretenimento

Realizado todos os anos, nos meses de janeiro e julho, o projeto Férias nos Parques tem como objetivo proporcionar atividades de lazer, entretenimento e educação ambiental  para crianças, jovens e adultos, motivando-os a conhecer e desfrutar dos parques da capital. Toda a programação é gratuita e aberta a diferentes faixas etárias.

 Um dos destaques da programação é a parceria com o Instituto Fernando Sabino, iniciada no ano passado, com destaque, no evento Fantástico Mundo da Criança.  Desde então, o instituto vem trazendo diversas atividades culturais e de recreação gratuitas para os parques da cidade e, neste mês, fixou sua sede cultural no Parque Lagoa do Nado. Estão previstos nos parque circuitos de atividades que incluem narração de histórias, mostra de cinema e oficinas de pintura e desenhos.

Brinquedos sustentáveis

Brinquedos e mobiliários sustentáveis, criados a partir de pneus usados, são os novos atrativos dos parques municipais de BH. Os equipamentos foram instalados em setembro e já estão à disposição dos frequentadores do Parque Universitário, na região da Pampulha, e do Parque Ecológico Pedro Machado, na região Oeste.

O projeto de reaproveitamento dos pneus para construção de brinquedos e mobiliários foi idealizado com o objetivo de contornar as dificuldades na manutenção das estruturas de lazer dos parques, que sofrem com ações de vandalismo e com a exposição ao tempo. Além disso, contribui para a preservação do meio ambiente e oferece novas opções de equipamentos aos frequentadores. Os brinquedos têm formato de motocicletas, animais, gangorras, pontes, túnel de travessia, monstros, lagarta e mesas, entre outros. Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, os pneus foram perfurados de forma a não acumular água, evitando criar recipientes que sejam propícios ao desenvolvimento do mosquito. Além disso, a equipe técnica buscou desenvolver brinquedos anatômicos, com materiais adequados ao conforto e segurança das crianças.

 Confira a programação completa

- Parque das Mangabeiras
Entradas pela Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, e pela Rua Caraça, 900, no bairro Mangabeiras

 • Entre terça e sexta, dias 19 e 22, e de 26 a 29, das 8h às 17h - Atividades de recreação, como brincadeiras, práticas esportivas e jogos.
• Sábado, dia 23, das 9h às 13h - Exposição sobre a Bacia do Rio das Velhas
• Domingo, dia 31, das 7h às 11h - Projeto Avistavis – Observação de Aves nos Parques de BH, com orientação da ONG Ecoavis.

- Parque Nossa Senhora da Piedade
Rua Rubens de Souza Pimentel, 750, bairro Aarão Reis

• Entre terça e sexta, dias 19 e 22,  e de 25 a 29, das 8h às 17h - Atividades de recreação, como brincadeiras, práticas esportivas e jogos.
• Dias 23, 24, 30 e 31, sábados e domingos, das 8h às 17h - Oficinas de educação ambiental com os monitores do parque.
• Dias 23 e 24, sábado e domingo, das 10h às 17h40: Apresentações de bandas, atividades de slackline e grafite, além de campeonato de skate nas categorias mirim, iniciante, feminino e amador.
• Dia 31, domingo, das 9h às 13h - Exposição sobre a Bacia do Rio das Velhas

- Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, bairro Itapoã

• Entre terça e sexta, dias 19 e 22, e de 25 a 29, das 8h às 17h - Atividades de recreação, como brincadeiras, práticas esportivas e jogos.
• Entre terça e sexta, dias 19 e 22, e de 26 a 29, das 9h às 17h - Rua de Lazer.
• Sábados e domingos, dias 23, 24 e 30 e 31, das 10h às 13h – “Pintando o Sete com Fernando Sabino na Lagoa do Nado” – Narração de história e oficinas de pintura e desenhos temáticos baseados nas obras de Fernando Sabino, mostra de cinema baseada na vida e obra de Fernando Sabino.
• Domingo, dia 24, das 8h às 18h - Arena do Rock: apresentações de bandas e grupos circenses  no Teatro de Arena.
• Domingo, dia 31, das 10h às 12h - 21º Encontro na Pracinha.
                          
- Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas)
Avenida Ximango, 809, bairro Flávio Marques Lisboa

• Entre terça e sexta, dias 19 e 22, e de 25 a 29, das 8h às 17h - Atividades de recreação como brincadeiras, práticas esportivas e jogos.
• Sábado, dia 23, das 10h às 11h – Apresentação da Banda de Música do Exército e do personagem Recrutinha.
• Domingo, dia 24, das 9h às 13h - Exposição sobre a Bacia do Rio das Velhas.

 - Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro

• Sábado, dia 23, às 10h - Jogo do Tabuleiro, com o Grupo MobilizaSUS.
• Sábado, dia 30, das 9h às 13h - Exposição sobre a Bacia do Rio das Velhas.

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta