A frota de caminhões da limpeza urbana passa a ser monitorada por
meio de GPS e vai ganhar mais agilidade com a resolução imediata de
qualquer tipo de problema. Na
sede da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), onde está instalado o
Centro de Operações, será possível ver e acompanhar a movimentação dos
caminhões da coleta domiciliar e de serviços de multitarefas e
identificar dados como marca do veículo, placa, nome do motorista,
velocidade, local em que se encontra e se está em movimento ou parado.
Caso o caminhão saia da rota, por diferentes
motivos, incluindo assalto ou roubo, a denúncia é feita
instantaneamente. Com isso a segurança dos caminhões será maior,
possibilitando uma coleta mais rápida e segura. As empresas contratadas
que fazem a coleta e as de multitarefas terão o mesmo nível de acesso às
informações geradas neste rastreamento, além de outras como a
telemetria (dados eletrônicos referentes à operação do veículo).
O sistema de rastreamento poderá ser contatado de
qualquer computador credenciado, via internet, com acesso a partir de
login e senha e visualizado em monitores comuns ou em videowalls. Também
estarão monitorando a movimentação dos caminhões o Centro de Operações
da Prefeitura (COP-BH), a Diretoria de Operações e as gerências
regionais de Limpeza Urbana.
O engenheiro Sérgio Luiz de Souza Pereira,
responsável pela gestão do processo de monitoramento, informa que quando
tudo estiver customizado, poderão ser visualizados os roteiros e
distritos de coletas e identificados pontos de deposições irregulares ou
clandestinos. Além disso, poderão ser criados relatórios com
indicadores de desempenho por empresa, incluindo dados como
pontualidade, atendimento aos roteiros, paradas indevidas, acidentes e
excessos de velocidade. Segundo o superintendente de Limpeza Urbana,
Custódio Mattos, a implantação do projeto é mais um passo dado pela SLU
voltado para a eficiência do trabalho.
PBH
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