» » » Biblioteca Infantil e Juvenil promove debate sobre a formação de jovens leitores


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, promove hoje, às 14h, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH (Rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio), um encontro com a pesquisadora Daniela Figueiredo, que vai realizar um debate sobre seu estudo “Formação de jovens leitores em bibliotecas públicas: aspectos sociais e subjetivos de práticas e escolhas de leituras literárias”, publicado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento tem entrada gratuita.

O estudo coloca em contraposição o discurso da não-leitura na juventude, difundido em diversos contextos da nossa sociedade, e comprova a influência da família como principal instância de incentivo à leitura literária no cotidiano de crianças e jovens, além de mostrar que o diálogo sobre os livros lidos é importante para o envolvimento em práticas leitoras. O estudo ainda destaca que a identificação com narrativas e personagens favorece a aproximação com os textos literários.

Daniela Figueiredo confirma que a escola tem papel importante na formação de leitores, especialmente pela indicação de leituras para os jovens, mas o destaque principal do estudo são as bibliotecas públicas e o papel dos bibliotecários. “Tais espaços favorecem o encontro e a reflexão sobre os textos. Esses profissionais aproximam jovens e livros, dando sugestões e descobrindo os textos que podem agradá-los”, disse. 

Pensando em sustentar e apoiar um público leitor, as bibliotecas públicas municipais oferecem empréstimos de livros e gibis, oficinas, rodas de leitura e encontros com autores, possibilitando, além das indicações dos bibliotecários, que os jovens escolham o que desejam ler, contribuindo para a sua formação leitora e a valorização da literatura.

Daniela é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), tem pós-graduação em Adolescência e Relações de Gênero pelo Centro Universitário Newton Paiva e é mestre em Educação - linha Educação e Linguagem, pela UFMG. 

Assessoria de comunicação com PBH

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta