» » » Estudantes da rede pública vão eleger vereadores mirins


Projeto Câmara Mirim vai levar urnas eletrônicas às escolas nesta sexta (4/3)
 
Em onze escolas de Belo Horizonte as eleições de 2016 começaram mais cedo. Em campanha eleitoral há quase um mês, alunos do ensino fundamental da rede municipal e do Centro Pedagógico da UFMG elegeram 45 vereadores mirins na última sexta-feira (4/3). E os pequenos eleitores tiveram direto à urna eletrônica oficial. Eles participam do projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, em parceria com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria Municipal de Educação.

Pela manhã, a Escola Municipal Tancredo Phideas Guimarães (Rua Saturno, 9 - Bairro Vila Satélite) vai recebeu os parceiros do projeto; à tarde foi a vez da Escola Municipal Salgado Filho (Rua Clóvis Cirilo Limonge, 151 – Bairro Havaí).

Na última terça-feira (1º/3), funcionários do TRE realizaram treinamento na Câmara Municipal, disponibilizando três urnas eletrônicas na orientação de professores e funcionários das escolas participantes, que atuarão como mesários. Eles aprenderam sobre o funcionamento das urnas no processo eleitoral, as mesmas utilizadas nas eleições comuns.

O Projeto
O programa Câmara Mirim é realizado anualmente desde 2008 e recebe alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de dez escolas públicas municipais e do Centro Pedagógico da UFMG, na faixa de 12 a 14 anos. A cada edição, 45 estudantes são eleitos pelos colegas para ocupar o cargo de vereador mirim. Os pequenos parlamentares se encontram mensalmente na Câmara Municipal ao longo do ano, onde aprendem sobre cidadania, participação política e atuação do parlamento. Eles também participam de audiências públicas simuladas e da discussão e votação de projetos elaborados por eles mesmos. Ao final, as proposições são encaminhadas à Comissão de Participação Popular e poderão tramitar no Legislativo Municipal.

Assessoria de comunicação com CMBH

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta