» » » Centros Culturais recebem apresentações gratuitas de teatro

A Fundação Municipal de Cultura promove nos Centros Culturais Pampulha e Padre Eustáquio, apresentações teatrais gratuitas. Os espetáculos são da Yepocá Companhia de Teatro e acontecem dentro da programação do projeto "Yepocá em Cena [Mostra Teatral Itinerante] 5ª Edição", realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O grupo apresenta as peças “O Papel Roxo da Maçã”, “A Fabulosa Redonda Flor”, “Sem Fonia Musical” e “Des Espera”. A programação acontece entre os dias 5 e 15 de maio, e é livre para todos os públicos.
 
Visando difundir a cultura e os espetáculos teatrais, a companhia traz uma mostra teatral itinerante composta por espetáculos que apresentam o Teatro de Bonecos e a arte do Palhaço. Segundo o diretor da companhia, Bruno Godinho, a proposta é democratizar o acesso à arte. “Queremos possibilitar o acesso ao teatro para um amplo universo de espectadores, contemplando todas as idades e classes sociais. A ideia é apresentar ao público espetáculos de qualidade gratuitos e fora do eixo centro-sul da cidade”, destaca.
Nesta mostra, serão apresentados quatro espetáculos, entre eles a peça “O Papel Roxo da Maça”, que conta a história de Rosa uma menina esperta que um dia descobre que pode ouvir vozes e sons de um papel roxo e dos livros de sua casa. A menina também descobre que as palavras são encantadas e o prazer pela leitura. A peça tem uma proposta didática, mas sem ser em nenhum momento chata. A história é contada com muita cor e fantasia, de forma divertida, com música e outros elementos lúdicos que enriquecem a encenação e encantam crianças e adultos.

O premiado espetáculo, “A Fabulosa Redonda Flor”, retrata um mundo que vive refém de padrões pré-estabelecidos e milimetricamente corretos, até que o surgimento de uma flor diferente desperta curiosidade no mundo “quadrado” dos personagens. A peça busca mostrar que a diferença pode ser benéfica a todos. Para construir esse mundo, o grupo pesquisou o milenar quebra-cabeças chinês “Tangram”, e o Origami, dobraduras em papel, os quais são também utilizados em escolas de todo o mundo. Já a peça “Sem Fonia Musical” traz a divertida aventura de três palhaços atrapalhados que tentam tocar juntos. O trio apronta muitas confusões até conseguirem executar uma nota musical.

O espetáculo “Des Espera” trata da espera de um homem sozinho e dos sentimentos dúbios que baseiam sua vida. Toda a história é permeada por duas palavras: tempo e o amor. O espetáculo, não verbal, utiliza-se das linguagens da pantomima, do palhaço e da abstração e manipulação de objetos. A peça traz uma história para todos os públicos, onde se vivencia a perda, o encontro, o amor, o desencontro, a espera, a nossa desespera de cada dia, as despedidas, um recomeço, a busca por um amor, o reencontro e entendimento de nós mesmos.
O projeto “Yepocá em Cena [Mostra Itinerante]” já foi apresentado e executado em Belo Horizonte e outras sete cidades mineiras, entre os anos de 2008 e 2015, entre elas Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas e Congonhas .
Sobre a Companhia

Fundada no ano 2000, a Yepocá Cia de Teatro atua na produção de espetáculos cênicos musicais, projetos sócios culturais na realização de oficinas na área teatral e da arte-educação, com ênfase na linguagem do Palhaço, do Teatro de Bonecos e das Formas Animadas. Entre mostras, festivais, teatros, escolas, praças e espaços alternativos, nos apresentaram para aproximadamente 255 mil crianças, jovens e adultos.
O grupo já passou por mais de 195 cidades em Minas Gerais, pelos estados do Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal, além de projetos e apresentações na Argentina, Chile, Uruguai e Portugal.

PROGRAMAÇÃO
CENTRO CULTURAL PAMPULHA (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185- Urca)
 Dia 5 de maio (5ª-feira), às 10h e 14h - O Papel Roxo da Maçã
 Dia 6 de maio (6ª-feira), às 10h e 14h - A Fabulosa Redonda Flor
 Dia 7 de maio (sábado), às 20h - Des Espera
 Dia 8 de maio (domingo), às 10h - Sem Fonia Musical
CENTRO CULTURAL PADRE EUSTÁQUIO (Rua Jacutinga, 821- Pe. Eustáquio)
 Dia 12 de maio (5ª-feira), às 10h e 14h - O Papel Roxo da Maçã
 Dia 13 de maio (6ª-feira) às 10h e 14h - A Fabulosa Redonda Flor
 Dia 14 de maio (sábado), às 20h - Des Espera
 Dia 15 de maio (domingo) às 10h - Sem Fonia Musical
Mais informações: (31) 3277-9292/ (31) 3277-8394



PBH
 

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta