» » » Programação cultural na Pampulha celebra conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade


Para celebrar o reconhecimento da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco no último fim de semana, a Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Sesc-MG, vai promover uma extensa programação cultural na região, totalmente gratuita, que começa na próxima sexta-feira, dia 22. São diversas atrações para todas as idades. A programação se estende durante todo o restante do ano.

Entre os destaques, as apresentações da Vesperata de Diamantina, do Coral Cidade dos Profetas de Congonhas e da Orquestra Ouro Preto, que fazem parte da programação do Minas ao Luar – Especial Pampulha. Ainda estão previstos shows de Marcus Vianna e da Transfônica Orkestra e da banda 14 Bis, com participação de Sá & Guarabira e Flávio Venturini.
 
Proteção mundial
O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. O objetivo da Unesco não é apenas catalogar esses bens culturais valiosos, mas ajudar na identificação, proteção e preservação.

Fazer parte da lista de patrimônios culturais da humanidade é importante não só pelo caráter de reconhecimento da importância que os bens possuem, mas também por significar que este passará a contar com o compromisso de proteção da Unesco e de todos os países signatários da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, o que hoje significa contar com o resguardo de 190 países. Além disso, o aporte de recursos e a valorização dos patrimônios culturais mundiais tendem a contribuir para fomentar o turismo na região, o que gera novos investimentos na economia local e empregos para a população.

O Conjunto Moderno inclui os edifícios e jardins da Igreja de São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), o Iate Golfe Clube (hoje Iate Tênis Clube), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d´água e a orla da Lagoa.

Programação de julho

Sexta, dia 22
• 19h - Abertura das Celebrações na Praça Dino Barbieri (Av. Otacílio Negrão de Lima, 3.000, Pampulha).
Atrações:
- Apresentações da Vesperata de Diamantina, do Coral Cidade dos Profetas de Congonhas e da Orquestra Ouro Preto. O mestre de cerimônias será o ator Milton Gonçalves.
- Espetáculo Pirotécnico nos piers localizados na Lagoa da Pampulha próximos aos equipamentos do Conjunto Moderno.
 
Até dia 22 de agosto
• Exposição “Juscelino Kubitschek”, na Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha). Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas, a visitação é até às 21h.

Sábado, dia 23
• 10h - Apresentação do Trupe Gaia Escola de Circo e narração de histórias na Casa Kubitschek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Pampulha).
 
De sábado, dia 23, a 30 de outubro
• Exposição “Pampulha Patrimônio da Humanidade”, no Parque Municipal (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro).

Domingo, dia 24
• Das 7h às 10h - Corrida da Cooperação na Praça Geralda Damata Pimentel (Rua Versília, s/nº, Pampulha).
• Às 10h e às 11h  - Narração de Histórias “Um Sonho Chamado Pampulha” e show “As Rainhas do Rádio”, no Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha).
• Às 17h e às 18h30 - Shows de Pedro Morais e Devise, na Casa do Baile.
 
Sexta, dia 29
• Às 20h - Apresentação da Orquestra de Câmara do Sesiminas no Museu de Arte da Pampulha.

Sábado, dia 30
• Às 10h -Desenhando em Família com Rogério Fernandes e visita teatralizada musical “JK com vida” na Casa Kubitschek.

Domingo, dia 31
• Às 10h e às 11h - Espetáculo infantil “O Quintal da Guegué” e apresentação “Margem: Companhia Suspensa” no Museu de Arte da Pampulha.
• Às 17h e às 18h30 - Shows de Jennifer Sousa e Vaga Luz na Casa do Baile.

PBH

Postador Leonardo Moreira

Seja Bem-vindo ao meu blog. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta